Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • CEPF & IEB

    Edital: Terceira Chamada para Cartas de Intenção
    Data limite: 18 horas do dia 12/12/2018

    O CEPF e o IEB tornam público edital com foco em projetos de conservação do Cerrado, que poderão receber até US$ 200.000,00 (aproximadamente setecentos e sessenta mil reais). As inscrições são voltadas para organizações não governamentais, grupos comunitários, empresas privadas, institutos e fundações de pesquisa e outros candidatos da sociedade civil. Saiba mais »

  • UNICAFES & BNDES

    Edital: BNDES-UNICAFES nº 005/2018
    Data limite: 15/12/2018

    A UNICAFES e o BNDES irão apoiar projetos que promovam a redução das desigualdades sociais, a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento territorial, por meio do fortalecimento de empreendimentos cooperativos da agricultura familiar e da economia solidária. Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades

Estrutura do projeto

Para conseguir apoio externo, em geral é preciso elaborar um documento que comunique o que se pretende. Como quem vai ler não necessariamente conhece a realidade, é muito importante explicitar a ideia de maneira sucinta e direta, e de forma que não seja cansativa e monótona. É preciso criatividade na elaboração de um projeto, pois pensar o futuro pressupõe imaginar a transformação e tudo o que será necessário para que essa mudança ocorra. Esse documento de apresentação do projeto a um agente financiador chama-se proposta.

A proposta é um documento que apresenta uma ação planejada, com objetivos claros e alcançáveis. Na proposta se apresentam as atividades que serão realizadas dentro de um espaço de tempo e com uma quantidade limitada de recursos (humanos, materiais e financeiros). Em geral, os apoiadores possuem roteiros ou formulários próprios para envio das propostas.

Normalmente a redação da proposta é feita por um grupo menor, mas que ao final deverá apresentar aos demais envolvidos para finalização da proposta, possibilitando que todos se sintam autores do projeto, principalmente na hora de executar as atividades e lograr bons resultados.

É importante, antes de tudo, ler as orientações ou o edital com muita atenção. O edital é o documento com as linhas gerais do financiamento, valor máximo, prazos e regras. O financiador quer apoiar ações relacionadas a alguma temática ou frente de atuação. Portanto, somente dê o passo adiante se a ideia de projeto estiver alinhada com o objetivo do edital.

Os elementos de um projeto, de maneira geral, são:


Materiais de referência:


  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Fazer login
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing