Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Fundação Cargill

    Edital: Alimentação em foco
    Data limite: 18 horas do dia 07/05/2019

    A Fundação Cargill torna público edital que visa identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos, negócios e pesquisas voltadas à três eixos temáticos: Iniciativas inovadoras no combate à perda e desperdício de alimentos, Inovação tecnológica (soluções e pesquisa) na cadeia de alimentos, Parcerias para inovação e o fortalecimento do empreendedorismo na cadeia da alimentação.

    Saiba mais »

  • Legado Integrado da Região Amazônica

    Edital: Legado Integrado da Região Amazônica
    Data limite: 03/06/19

    O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas torna público seu edital que tem o objetivo de promover a consolidação da gestão de áreas protegidas, apoiando ações em seis blocos territoriais: Alto Rio Negro, Baixo Rio Negro, Norte do Pará, Madeira, Rondônia e Xingu. Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades

Justificativa

Perguntas-chave:

Quais os principais problemas o projeto pretende ajudar a resolver?

Quais potencialidades e oportunidades existem para a execução do projeto?

Por que o projeto é importante para o alcance do objetivo?

Qual a importância do projeto no contexto apresentado?

Por que ele foi proposto? De onde nasceu a ideia?

Qual inovação ou diferencial traz?

A justificativa e o contexto caminham de maneira conjunta. Aqui, especificamente, deve-se direcionar o texto para explicar porque a estratégia definida pelo projeto foi escolhida para resolver o(s) problema(s) apresentado(s) no contexto ou aproveitar suas potencialidades.

Deve-se deixar claro porque as atividades e investimentos propostos são necessários e como vão ajudar a alcançar os resultados e objetivos esperados e, assim, melhorar a realidade.

Pode-se trazer dados numéricos sobre o potencial da atividade econômica no local, ou o resultado de pesquisa de mercado que já fizeram e que apontou como positiva a produção de mel, por exemplo. Ou mesmo, podem ser apresentados os benefícios financeiros e ambientais aos moradores locais que já realizam a atividade.

Neste ponto, cabe usar a criatividade, para que o avaliador realmente compre a ideia de que sua comunidade precisa do projeto, que a organização tem capacidade de realizá-lo e que irá contribuir com uma causa relevante.

Assista este vídeo para te inspirar como fazer uma justificativa


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