Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • CEPF & IEB

    Edital: Terceira Chamada para Cartas de Intenção
    Data limite: 18 horas do dia 12/12/2018

    O CEPF e o IEB tornam público edital com foco em projetos de conservação do Cerrado, que poderão receber até US$ 200.000,00 (aproximadamente setecentos e sessenta mil reais). As inscrições são voltadas para organizações não governamentais, grupos comunitários, empresas privadas, institutos e fundações de pesquisa e outros candidatos da sociedade civil. Saiba mais »

  • UNICAFES & BNDES

    Edital: BNDES-UNICAFES nº 005/2018
    Data limite: 15/12/2018

    A UNICAFES e o BNDES irão apoiar projetos que promovam a redução das desigualdades sociais, a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento territorial, por meio do fortalecimento de empreendimentos cooperativos da agricultura familiar e da economia solidária. Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades

Justificativa

Perguntas-chave:

Quais os principais problemas o projeto pretende ajudar a resolver?

Quais potencialidades e oportunidades existem para a execução do projeto?

Por que o projeto é importante para o alcance do objetivo?

Qual a importância do projeto no contexto apresentado?

Por que ele foi proposto? De onde nasceu a ideia?

Qual inovação ou diferencial traz?

A justificativa e o contexto caminham de maneira conjunta. Aqui, especificamente, deve-se direcionar o texto para explicar porque a estratégia definida pelo projeto foi escolhida para resolver o(s) problema(s) apresentado(s) no contexto ou aproveitar suas potencialidades.

Deve-se deixar claro porque as atividades e investimentos propostos são necessários e como vão ajudar a alcançar os resultados e objetivos esperados e, assim, melhorar a realidade.

Pode-se trazer dados numéricos sobre o potencial da atividade econômica no local, ou o resultado de pesquisa de mercado que já fizeram e que apontou como positiva a produção de mel, por exemplo. Ou mesmo, podem ser apresentados os benefícios financeiros e ambientais aos moradores locais que já realizam a atividade.

Neste ponto, cabe usar a criatividade, para que o avaliador realmente compre a ideia de que sua comunidade precisa do projeto, que a organização tem capacidade de realizá-lo e que irá contribuir com uma causa relevante.

Assista este vídeo para te inspirar como fazer uma justificativa


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