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GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Fondo de Mujeres del Sur

    Edital: II Chamada para região da América Latina e o Caribe
    Data limite: 18/02/2019

    O Fondo de Mujeres del Sur abre edital anuncia a segunda chamada para apresentação de propostas para grupos, organizações, movimentos e redes de mulheres, trabalhando a nível local, nacional ou regional. As propostas devem se encaixar em uma das linhas temáticas: 1) Liderança, voz-agência e participação política das mulheres; 2) Justiça econômica para as mulheres; 3) Violência contra as mulheres (VCM); e 4) Justiça ambiental e mudança climática. Saiba mais »

  • Instituto Sociedade, População e Natureza

    Edital: 25º edital PPP-ECOS/Fundo Amazônia
    Data limite:
    18 horas do dia 06/05/2019

    Iniciando 2019, o ISPN lançou o 25° edital do PPP-ECOS com recursos do Fundo Amazônia/BNDES para apoiar projetos que contribuem com a conservação do bioma por meio do uso sustentável da biodiversidade ao mesmo tempo em que fortalece as comunidades rurais. Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades

Justificativa

Perguntas-chave:

Quais os principais problemas o projeto pretende ajudar a resolver?

Quais potencialidades e oportunidades existem para a execução do projeto?

Por que o projeto é importante para o alcance do objetivo?

Qual a importância do projeto no contexto apresentado?

Por que ele foi proposto? De onde nasceu a ideia?

Qual inovação ou diferencial traz?

A justificativa e o contexto caminham de maneira conjunta. Aqui, especificamente, deve-se direcionar o texto para explicar porque a estratégia definida pelo projeto foi escolhida para resolver o(s) problema(s) apresentado(s) no contexto ou aproveitar suas potencialidades.

Deve-se deixar claro porque as atividades e investimentos propostos são necessários e como vão ajudar a alcançar os resultados e objetivos esperados e, assim, melhorar a realidade.

Pode-se trazer dados numéricos sobre o potencial da atividade econômica no local, ou o resultado de pesquisa de mercado que já fizeram e que apontou como positiva a produção de mel, por exemplo. Ou mesmo, podem ser apresentados os benefícios financeiros e ambientais aos moradores locais que já realizam a atividade.

Neste ponto, cabe usar a criatividade, para que o avaliador realmente compre a ideia de que sua comunidade precisa do projeto, que a organização tem capacidade de realizá-lo e que irá contribuir com uma causa relevante.

Assista este vídeo para te inspirar como fazer uma justificativa


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